quarta-feira, 31 de março de 2010

Terra = Saturno


Vídeo que mostra como seria a terra se possuísse anéis como saturno.

Muito curioso a visão que teríamos, mas também, acredito que a vida como conhecemos na terra seria bem diferente se dês do inicio a terra tivesse anéis, pois com certeza os anéis iriam mexer nas marés e em conseqüência mudaria as correntes marítimas e todo o sistema atmosférico do planeta, sem falar na diferença mas acentuada na gravidade nos pólos e no equador.

Se tudo isso não acontecesse, e nada no mundo físico do planeta mudasse com certeza o homem perceberia mais rapidamente que a terra é redonda, e nunca usaria as estrelas para se guiar pelos mares... Com eles poderia saber facilmente a distancia até o equador e conseqüentemente a localização dos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste).

Viagem ao Universo Conhecido


São imagens poderosas, afinal, é todo O Universo Conhecido, um filme produzido pelo Museu Americano de História Natural em uma viagem do monte Everest e as gargantas do rio Ganges até os limites de todo o cosmo conhecido.

“Comparo o Universo Digital à invenção do modelo do globo terrestre”, diz Ben Oppenheimer, astrofísico do Museu. “Quando Mercator inventou o globo, todos queriam um. Ele teve encomendas adiantadas por anos. Deu a todos uma nova perspectiva de onde viviam em relação aos outros, e esperamos que o Universo Digital faça o mesmo em uma escala maior, cósmica”.


Realmente incrível ver o quanto o universo é imenso e nos não somos nada para ele.
Outra observação seria lembrar q milissegundos antes do famoso big bang, acreditasse que o universo teria o tamanho de um ervilha, agora se todo a massa do universo era apenas uma ervilha (o que leva a pensar numa densidade absurda) imagine se a terra estivesse dentro dessa “ervilha”, nos seriamos provavelmente menor do q um elétron ou algo do gênero.

Viajem pelo fractal

Incrível vídeo retratando uma viajem pelo fractal.

 

"Fractal", que surgiu do latino fractus, que significa irregular ou quebrado, como ele próprio disse: "Eu cunhei a palavra fractal do adjectivo em latim fractus. O verbo em latim correspondente frangere significa quebrar: criar fragmentos irregulares, é contudo sabido – e como isto é apropriado para os nossos propósitos! – que, além de significar quebrado ou partido, fractus também significa irregular. Os dois significados estão preservados em fragmento".

Os fractais são formas geométricas abstractas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita. Mandelbrot, constatou ainda que todas estas formas e padrões, possuíam algumas características comuns e que havia uma curiosa e interessante relação entre estes objectos e aqueles encontrados na natureza.

 

A exemplo o Floco de neve é na verdade uma figura de um fractal, você pode se aproximar  infinitamente por ele que nunca as “pontas” vão parar de Repetir 

 

“A magnificação final é e.214. Quer uma perspectiva? Uma magnificação de e.12 aumentaria o tamanho de uma partícula ao tamanho da órbita da Terra! e.21 deixaria a partícula do tamanho da Via Láctea, e e.42 a faria do tamanho do Universo. Este zoom deixa todos os outros no chinelo. Se você estivesse viajando ‘de verdade’ pelo fractal, sua velocidade seria maior que a velocidade da luz”.

Mandelbrot Fractal Set Trip To e214 HD from teamfresh on Vimeo.

 

Também possui um vídeo mais complexo da viagem por um fractal em 3D, o que é até assutador.

mandelbulb 2 from Inigo Quilez on Vimeo.

mandelbulb 3 from Inigo Quilez on Vimeo.

Super-novas


 Supernovas são emocionantes quando as analisamos a tantos anos-luz de distância. Tê-las por perto, porém, seria um tremendo terror; morte na certa. As super-novas são grandiosas explosões estelares. Existem também as novas e as hipernovas, que caracterizam -respectivamente- explosões menores e explosões maiores.


As explosões estelares parecem atuar como renovadores do universo, afinal, com a explosão, muitos elementos pesados são gerados -o que é algo bom- porém, caso existisse vida pelas redondezas... ela simplesmente seria passado. A explosão destruiria toda forma de vida, devido à grande radiação que emitiria.

O grande interesse que se tem nas supernovas provém do fato de que em alguns casos ela pode ser observada aqui mesmo, da Terra, a olho nu. De fato, isso já aconteceu algumas vezes. No ano de 185, por exemplo, astronomos chineses registraram uma 'estrela' de grande brilho que aparecerá repentinamente no céu e que, oito meses depois, sumiu. [1]

terça-feira, 30 de março de 2010

Futuro do Brasil (geografia)

Imagem do futuro da America Latina daqui a 26 anos!
Eu vivo alí!

A série Future Maps foi criada por Gordon Michael Scallion, integrante do Matrix Institute, com objetivo de propor uma representação visual de mudanças que poderão ocorrer em nosso planeta. Gordon ressalta que os mapas não podem ser considerados como representações absolutas da verdade, alguns detalhes poderão diferir desde poucas milhas a centenas de milhas, tudo a depender das variaveis envolvidas.[1]

Para ver todos mapas do projeto "future maps" vá à página de Christina Breault.

Bolhas de Sabão (imagens)








Bolha de Sabão

Nível 2
Bolhas de Sabão são com certeza parte curiosa e bela da natureza, simples e até um pouco enigmática.
Agora comentarei a respeito do que causa a o efeito de varias corres da bolha.
Esse efeito é conhecido como Interferência, causado pela refração, reflexão e mais importante, dispersão da luz na bolha de sabão quando a espessura dela é extremamente fina.

A luz é refletida duas vezes, tanto na “camada” de cima quanto na de baixo da película da bolha criando um “Duplo espelho”


Como se pode analisar na figura, esse fenômeno acontece em todos os ângulos da bolha. Assim o que você observa que na bolha, são Infinitas imagens se refletindo ou mesmo tempo, essas imagens são Luz (freqüências de ondas eletromagnéticas distintas [no caso a luz branca possui todas as outras cores embutida) que por sua vez se dividem em varias tonalidades de cor visíveis e invisíveis aos nossos olhos.
Ou seja, A bolha Funciona como um tipo de Prisma “Redondo” no qual “divide” a luz varia vezes criando esses efeitos coloridos dela. Isso também pode Justificar a aparência do arco-íris, a chuva vista a uma longa (por isso nunca se pode “chegar” ao fim do arco-íris) acaba criando esse efeito quando a luz do Sol passa por ela, aquelas inúmeras gotas todas a uma grande distancia acabam se parecendo com uma película de uma bola de sabão e assim se origina os arco-íris.

Segue abaixo dois exelentes videos a respeito de Bolhas de Sabão

Related Posts with Thumbnails