sexta-feira, 30 de abril de 2010

Curiosidades sobre a água


Vi no insoonia

1. Somente 70% do planeta Terra está coberto de água. Mas, apenas 3% desse total é de água doce e grande parte dessa água (2%) esta congelada.

2. Num período de 100 anos, uma molécula de água passa 98 anos no oceano, 20 meses em forma de gelo, 02 semanas em lagos e rios e menos de uma semana na atmosfera.

3. As gotas de chuvas não tem forma de lágrimas. Usando câmaras de alta velocidade os cientistas comprovaram que ela tem forma achatada de uma esfera.

4.O corpo humano adulto é composto de aproximadamente 55% do seu peso em água. Nós humanos, precisamos ingerir em torno de dois litros de água por dia.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os 10 empregos mais estranhos da ciência


Observador de maus dançarinos


Dançarinos

Taí uma profissão que duvido muito que alguém já tenha ouvido falar. Mas acreditem: existe! Pois é justamente isso que paga as contas e o leitinho das crianças de Peter J. Lovatt. Psicólogo – e ex-dançarino, claro – da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, Peter faz parte de uma equipe de cientistas que estuda as influências e motivações por trás da dança. Todos os dias ele e sua equipe observam todo tipo de pessoas – de pré-aborrescentes à senhoras idosas – dançando e depois as avaliam usando uma técnica especial de análise de movimentos e um software – programa de computador – criado justamente para isso. Outras vezes, usando um visor especial, eles podem descobrir qual parte do corpo do (a) dançarino(a) está sendo focalizado diretamente pelos olhos do observador em determinado momento – ou passo – da dança. Com este estudo o ex-dançarino já conseguiu descobrir, por exemplo, que mulheres de meia idade acham que os passos de dança de homens da mesma faixa etária menos interessantes que de homens mais jovens – como se precisássemos de uma pesquisa para descobrir isso. Também não é a toa, já que os movimentos dos marmanjos na tal da meia idade podem ser classificados cientificamente como patéticos: grandes, exagerados e simples. Mas ainda há uma luz no fim do túnel já que homens acima dos 60, possuem passos exatamente do jeito que elas gostam. Resumindo: Que Google abençoe o inventor do Viagra!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Vulcão Eyjafjallajökull na Islândia


Conhecido como Eyjafjallajökull o vulcão se encontra na Islândia. A bacia do glaciar cobre um vulcão (1666 m de altura) cuja actividade eruptiva começou a ser mais frequente a partir da última idade do gelo. A penúltima erupção ocorreu em 1821-23, provocando um jökulhlaup (literalmente, “corrida glaciar”) fatal. A cratera do vulcão tem um diâmetro de 3 a 4 km. O glaciar estende-se por cerca de 107 km².

O limite sul da montanha fez, no passado, parte da costa atlântica. Com a regressão marítima, formaram-se penhascos inclinados que originam hoje em dia um conjunto impressionante de quedas de água, sendo a mais conhecida a de Skógafoss. Se houver vento forte, a água das cascatas menores é levada pela montanha acima pelo ar.
Fonte: Wikipédia
Vi no cogumelolouco

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Não converse com aliens!



Stephen Hawking, o mundialmente conhecido astrofísico que utiliza cadeira de rodas e estuda buracos negros (sei que muitos não aprovarão esta descrição... mas é o melhor modo de lembrar as pessoas que não o conhecem pelo nome quem ele é), disse em um documentário no Discovery no último domingo (25/04) que a humanidade deve evitar contato com seres extraterrestres e o mal que isto poderia causar.

Para quem ainda não sabe quem é Stephen Hawking, saiba que foi ele quem escreveu "O universo numa casca de noz" e "Uma breve história do tempo". Além disto, olhe a foto dele


Para notar o impacto que as afirmações do astrofísico geraram, note que diversos sites de notícias estão divulgando a declaração feita por Hawking na nova série/documentário "O Universo de Stephen Hawking" (Stephen Hawking's Universe, no original).

Do que se trata afinal?

Bem, Hawking afirma que é racional aceitar a existência de vida alienigena. Porém, também pensando racionalmente ele adverte do perigo de simplesmente ficarmos chamando atenção para qualquer alienigena que estiver de passagem. Veja algumas coisas que ele disse:

"Os aliens poderiam simplesmente pegar os recursos da Terra e então cair fora"
"Se os alienígenas nos visitassem, as consequências seriam semelhantes às quando Colombo desembarcou na América, algo que não acabou bem para os nativos"
"Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como vida inteligente pode evoluir para alguma coisa que não gostaríamos de encontrar."

Por fim, o cientista afirma que "o verdadeiro desafio é imaginar como poderia ser a aparência dos alienígenas". E ameniza as especulações ao afirmar que a maior parte da vida alienígena que poderia ser encontrada não seria mais do que vida micróbios.

Quer ver a declaração oficial? (em inglês)
Clique aqui e vá direto para o Discovery.


Fontes:
Estadão
TVi24
Terra
InfoPlantão
BBC
NPR

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vulcão em Erupção em meio ao gelo (Parte 2)



Se lembra do Vulcão da Islândia que rendeu uma pequena postagem aqui no blog? Bem, ele está causando problemas.
Nuvens de fumaça provindas dele simplesmente estão causando uma imensa paralisação no espaço aereo europeu. Nenhum avião está podendo decolar. Motivo? Evitar possíveis catástrofes. Isso porque a nuvem de fumaça tem grande quantidade de partículas de silício congeladas, que ao entrar em contato com as turbinas, podem danificá-las.

Assista o vídeo do W1TV sobre o assunto.



A entrevista (originalmente no artigo Por quanto tempo o vulcão da Islândia castigará a Europa? - Scientific American Brasil)feita por Katherine Harmon, da Scientific American Brasil, com a vulcanóloga Sally Kuhn esclarece um pouco os fatos.

A erupção do vulcão Eyjafjallajökull foi uma surpresa?
A erupção inicial aconteceu no dia 20 de março e, há poucos dias, tivemos a sorte de que parou. No dia 13, cientistas sobrevoaram o vulcão e não tinham visto qualquer sinal de lava. As pessoas estavam se perguntando se a erupção teria acabado. A atividade migrou do norte para a parte central do vulcão.

A qualquer momento pode ocorrer uma erupção sob uma geleira, de grande potencial destrutivo, o que os islandeses chamam de jökulhlaups. Basicamente é uma inundação gigante de água, a partir de um rápido derretimento da geleira.

domingo, 11 de abril de 2010

Avião Movido a Energia Solar







O Solar Impulse HB-SIA é um avião conceito movido puramente a energia solar. Ainda está na fase dos protótipos, mas já realizou uma decolagem bem sucedida nesta quarta-feira (07/04) depois de 6 incansáveis anos de trabalho no projeto.

Este avião, apesar de ter uma envergadura quase tão grande quanto o A380 da Airbus, pesa algo similar a um carro de passeio e só tem lugar para o piloto. Claro, estão melhorando-o de pouco em pouco. Se conseguirem seguir bem o cronograma, ainda este ano será realizado um teste de voo noturno e iniciarão a preparar um protótipo que possa levar duas pessoas.

Os fundadores do projeto são Bertrand Piccard e Andre Borschberg e eles tem como maior objetivo tornar possível dar a volta ao mundo em um modelo do Solar Impulse. A expectativa é que fique pronto em até dois anos um modelo com capacidade para isso.


Está é uma foto do Solar Impulse, retirada diretamente do site oficial, http://www.solarimpulse.com/, que está todo que inglês. Lá você pode encontrar fotos e vídeos sobre o avião, além de informações sobre o projeto.
Para os que não querem ler em inglês, há ainda duas opções: as traduções oficiais (entre elas a em espanhol) e utilizar o tradutor do google.

Algo curioso de ressaltar é que o suíço Bertrand Piccard, fundador do projeto e piloto do voo inaugural, além de já ter dada a volta ao mundo em um balão (em 1999), descende de uma família de aventureiros. Você pode ler um pouco sobre ele na Wikipedia.

Fonte: BBC

sábado, 10 de abril de 2010



Todos estão cientes dos acontecimentos em Niterói Folha Online
Onde o deslizamento de terra matou varias e varias pessoas, faço este post par aprofundar um pouco mais sobre esse assunto.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Aristoteles estava errado...




“Os dois chegam ao chão ao mesmo tempo”

Pelo menos comigo, no meu tempo de criança, sempre acreditei que os objetos mais pesados chegassem ao chão primeiro justamente por serem mais pesados.

NÃO IMAGINAVA EU O QUANTO ESTAVA ERRADO

terça-feira, 6 de abril de 2010

Terra - O Planeta Magnético



Documentário do National Geographic sobre a o campo magnético que protege nosso planeta dos perigosos ventos solares.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Concurso de Fotografia Astronômica



Um concurso internacional, que envolveu fotografos de mais de 30 paises, teve resultado divulgado semana passada (durante o 1º de abril). Mais informações aqui. Abaixo estão as fotografias vencedoras.

1A

1B


Nebulosas


Uma Nebulosa (nome provindo de Nebula, palavra latina para nuvem) é, em resumo, uma nuvem espacial composta por gás e partículas de poeira. Antigamente consideravam diversos corpos celestes como nebulosas, com o tempo foi ficando mais bem definido o que eram as nebulosas e diversas "ex-nebulosas" ganharam diferentes status. Como andrômeda, por exemplo, que antes era conhecido como a "nebulosa de andrômeda"; tempos depois, ao se definir melhor o que eram galáxias, andrômeda passou a ser conhecida como a "galáxia de andrômeda".
Algo que devemos lembrar sobre as nebulosas é que, tal como as nuvens do nosso céu, elas possuem movimento e podem mudar de forma. Claro, enquanto umas tem um movimento tão lento que a forma pode quase ser considerada invariavel, outras se movem de tal modo que pode-se notar as modificações na sua forma.

domingo, 4 de abril de 2010

Paladar na páscoa



 




Esse é um texto para você ler na páscoa enquanto degusta maravilhosos chocolates e explosões de sabores, e aproveita o domingão para aprender sobre esse delicioso sentido que é o paladar.

O que é paladar?

Encontrada Estranha 'Corrente' de Crateras na Lua




Fotos da lua, tiradas pela câmera Lunar Reconnaissance Orbiter, revelaram uma 'corrente' de crateras que ainda não se tem explicação de como foi formada.

A 'corrente' cobre uma área de 15 por 80 quilômetros.
Clique na figura para ver em uma resolução maior. No tamanho original da imagem, cada pixel vale 10 metros.


Para mais informações vá à Fonte Original

Vulcão em Erupção em meio ao gelo



Um vulcão que está em meio ao gelo entrar em erupção não é algo que se veja todo dia. E eis o motivo de Fimmvorduhals, um vulcão da Islândia, ter chamado tanta atenção. A ultima vez que este vulcão esteve em atividade foi no ano de 1823, já se passaram quase duzentos anos.

O fenomeno, é claro, fez com que medidas de seguraça fossem tomadas e fosse decretado estado de emergência. Muitas pessoas foram evacuadas. Mas, como este é um evento único e começou a aparentar não ser tão perigoso quanto pensado inicialmente, muitos turistas chegaram às proximidades com o único objetivo de presenciar está maravilha da natureza.

O único temor que prevalece é o de que o despertar deste vulcão poderia ativar o vulcão Katla. O que seria um problema.

A UOL reuniu algumas fotografias sobre o evento, clique aqui para acessar o album.

Veja abaixo alguns vídeos sobre o assunto

Pela BBC


sábado, 3 de abril de 2010

Rios Voadores


Rios voadores são grandes massas de vapor de água transportadas pelas correntes de ar que dão origem a grande parte das chuvas que rolam pelo mundo. O principal rio voador do Brasil nasce no Oceano atlântico, bomba de volume ao incorporar a evaporação da floresta Amazônica, bate nos Andes e escapa rumo ao sul do país. O rumo desses rios e importantíssimo para as chuvas do Brasil.



Caminho: 
1.A água do oceano evapora perto da linha do equador e segue para a floresta amazônica, lá, 80% dele passa a menos de 3 km de altura.

2.A vazão desse aguaceiro aéreo é da ordem de 200 milhões de litros por segundo (similar à do rio Amazonas), fazendo com que a Amazônia  seja muito úmida.

Sapos conseguem prever terremotos



Sabe aquelas ciganas com cara de sapo que dizem prever o seu futuro?
Acredite nelas, enquanto tiveram cara de sapo é claro (e se estiverem falando de terremotos).
Por que isso?



Um estudo recente, publicado no Journal of Zoology, acaba de demonstrar que os sapos conseguem saber de terremotos com antencedência. O que lhes dá tempo suficiente para ir para algum lugar mais seguro. Interessante que a descoberta se deu por acaso.

Tremores no Universo, Ondas Gravitacionais



Simples assim, o tecido do universo não fica lá 'paradão' o tempo todo, graças a alguns eventos astronômicos são criadas ondas gravitacionais. Estas ondas simplesmente "comunicam" para o resto do espaço algumas alterações gravitacionais bruscas que trariam efeitos interessantes.. como repentinamente aumentar ou diminuir a aceleração gravitacional ou modificar o tamanho das coisas.

Não que seja possível perceber estas alterações com facilidade.

Afinal, as ondas gravitacionais não são tão fortes assim. E até os eventos mais "catastroficos", como as colisões de buracos-negros, criariam ondas cujo efeito poderia ser uma contração/esticamento de apenas 10-18 metros!
Mas por que as ondas gravitacionais são tão fracas?

Detalhe, as ondas gravitacionais Nunca foram observadas diretamente. Um dos grupos de pesquisadores com objetivo de encontrá-las utiliza uma aparelho já bem conhecido, um interferômetro. A diferença para os antigos aparelhos é a sua imensa precisão. Este é o grupo do LIGO. O imenso interferômetro montado tem forma de L e seus dois braços tem uma extensão de 4km.

Como se proteger de uma tempestade elétrica.


Sempre achei raios muito legais, porem muito perigosos, todos os anos no Brasil (pais q mais cai raios no mundo) São feitas 200 vitimas fatais e 1000 feridos.
Ta ai dicas de como se esquivar desses monstros da natureza.
1-Aos primeiros sinais de um temporal, planeje o que fazer no caso de ocorrência das descargas elétricas nas proximidades.
2-Você pode estimar a distância de incidência dos raios usando o método chamado "flash-to-bang" ou "relâmpago-trovão". Contando os segundos entre o "clarão" do raio e o trovão que você ouve e multiplicando por 300 tem-se a distância em metros do local onde ocorreu a descarga. Assim, se você vir o clarão e contar até oito, por exemplo, significa que o raio "caiu" a 2.400 metros do local onde você se encontra. Para contar os segundos você pode usar a seqüência ”mil e um, mil e dois, mil e três etc...”

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Olho de Júpiter (Grande Mancha)

Muita gente olha fotos ou vídeos do planeta júpiter, e não se questiona o que é aquela mancha.


A ausência de atrito com o solo em júpiter permite que furacões como o olho de júpiter dure mais que três séculos. Ela é formada por um redemoinho de alta pressão que é tão grande que cabem duas terras (aproximadamente 25.000 km) e sua temperatura é de aproximadamente -160 graus Celsius (aproximadamente 113,25 K).

 

Curiosidades

A foto acima foi tirada a 9,2 milhões km de Júpiter para você ter uma idéia do tamanho da mancha.

 

A mancha tem sido observada da terra a mais de 300 anos.

 

Sua descoberta é geralmente atribuída a Cassini, ou a Robert Hooke, no século XVII.

 

Outras manchas menores porem similares tem sido vistas por varias décadas.

 

 

Fontes: zenite.nu?jupiter

Escrito por:

Pedro Henrique Emmel Ribeiro
pedro_emmel1@hotmail.com



Do Super Micro para o Super Macro



O Mundo visto de todas da menor escala utilizável até a maior
Excelente animação em Flash.

De 
0,00000000000000000000000000000000001 metros [1x10-35]
Até
930.000.000.000.000.000.000.000.000 metros [9,3x1026]

Observar de uma forma bem detalhada, infelizmente esta em inglês, porem não deixa de ser curioso

Você pode ver aqui mesmo (no frame abaixo), ou ir ao site de origem.

Divirtam-se!

Vida Marciana - parte 1


Volta e meia aparece uma foto de Marte e pseudopesquisadores, que normalmente são mais esotéricos 'caçadores' de 'irmãos alienigenas' do que qualquer outra coisa, dão interpretações fantásticas para elas... A interpretação é o título de cada fotografia.


01 - Marcianos não tão furtivos

02 - Gorila Marciano Prateado

Como seria o FIM DO MUNDO

Não consegui informações sobre quem produziu o vídeo... (li em algum lugar dizendo que foi produzido pelo Discovery Chanel) quando puder confirmar eu edito o post com mais informações exatas.

Porem eu achei fabuloso e bem feito!

Recomendo a todos que vejam

 

 

Na verdade, não acredito no fim do mundo tão cedo assim. Meteoros caindo na terra, ou o fim do mundo no dia 21/12/2012 como diz o calendário Maia (na verdade isso a respeito do calendário maia é um erro de interpretação, não passa de um lance publicitário, o mundo não vai acabar nesse dia, mas uma nova era vai começar não necessária mente tudo vai acabar.)

Mas sim, Já vi varias outras datas para o fim do mundo depois de 2012, 2013, 2028, 2036 (essas últimas duas têm alguns cientistas que acham que um meteoro vai cair na terra...)

 

Eu não acho que isso ira acontecer. Mas acho fascinante ver imagens tão espetaculares como essas.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Large Hadron Collider (LHC) Funcionando!

 
Vou deixar todas as explicações para o vídeo produzido pela rede Globo de televisão.


Com certeza fico muito feliz desse grande experimento ter funcionado finalmente.
Após todos os problemas anteriores que havia tido. Mas com certeza gostaria muito que não achassem a bóson de Higgs (conhecido no mundo como partícula de Deus) apenas acredito que a ciência evolui mais rápido cada vez que o experimento aponta numa direção diferente da teoria.

Imagine o que iria acontecer se alguém conseguisse chegar ao zero Kelvin, Toda a teoria da termodinâmica teria de ser revista por completo. E isso com certeza é desenvolver a ciência de boa qualidade, uma velha teoria tem que dar espaço para uma nova.


Curiosidades Sobre o LHC

Foi construído a 100 metros de profundidade média.

Custou cerca de 3 bilhões de Euros

9.300 magnetos supercondutores refrigerados por Hélio líquido superfluido a -271,3ºC (1,9 K)

Em velocidade máxima os prótons circularão 11.245 vezes por segundo pelo anel de 27Km

600 milhões de colisões ocorrerão a cada segundo, em média

Ao colidirem os prótons gerarão uma temperatura 100 mil vezes superior à do centro do sol

O Detector ATLAS tem 25 metros de diâmetro e 46 metros de comprimento. Pesa 7 mil toneladas

O Detector ALICE tem 16 m de diâmetro e 26 de comprimento e pesa 10 mil toneladas

O Detector CMS tem 15 m de diâmetro e 21 de comprimento, com 12 mil toneladas

Juntando os fios supercondutores usados no LHC eles dariam a volta na Terra 6,8 vezes

Serão produzidos 700Mb/s de dados ou 15Pb (petabytes) por ano

O consumo estimado de energia é de 800 mil MW

Gostou?
Então talvez também goste destas outras postagens:

Related Posts with Thumbnails