segunda-feira, 31 de maio de 2010

Buracos Negros: Documentário



Aproveitando a 'maratona' sobre buracos negros, que, acredite se quiser, começou por mero acaso. Divulgo agora um documentário sobre o assunto. Agradecimentos ao direstraits25 que colocou o vídeo no YouTube. Chega de falar e vamos ao documentário (30min, dividos em três partes):





domingo, 30 de maio de 2010

Hubble flagra Buraco Negro no lugar errado


E, mais uma vez, o Hubble surpreende a comunidade cientifica, desta vez ao encontrar um inesperado buraco negro localizado na parte 'errada' da galáxia. Isto porque os buracos negros super-massivos são normalmente encontrados no centro de sua galáxia, enquanto este, da M87, esta a alguns parsecs (medida de distância astronômica, 1Parsec = 3,26Anos-Luz) de distância do centro.
Veja na foto abaixo.
Auxilio para quem entende muito de inglês: Black Hole significa Buraco negro, Galaxy Center significa Centro da Galáxia.



Para mais informações sobre o assunto aconselho:
ScienceDaily: http://www.sciencedaily.com/releases/2010/05/100525154004.htm
Ciência Diária: http://cienciadiaria.com.br/2010/05/26/hubble-flagra-deslocamento-de-buraco-negro-para-fora-do-centro-de-sua-galaxia/

sábado, 29 de maio de 2010

Como detectamos os buracos negros?


Aproveitando o assunto de buraco negro que estar sendo tão discutido no blog...
Não seria bom nos descobrirmos como detectarmos um buraco negro?
Afinal todos já devem ter ouvido falar que a gravidade de um buraco negro é tão absurda que suga a luz.
Agora fica a pergunta.
Como podemos acha-lo?

(Fisicamente falando, a velocidade da luz é menor do que a necessária para ela escapar da órbita no do buraco negro [Lembrando que a luz hoje em dia é dita com o comportamento DUAL, ou seja, onda e matéria, se comporta como os dois... mas vamos deixar isso para outro post]).


Buracos Negros Supermassivos supreendem mais uma vez



Que existem buracos negros supermassivos no centro de diversas galáxias elipticas (inclusive a nossa) já é algo aceito como fato na literatura física. Muitos pesquisadores vem buscando analisar os efeitos gerados por estes buracos negros na sua vizinhança. Andreas Burkert (da Universidade de Munique) e Scott Tremaine (do Instituto de Estudos Avançados em Princeton), porém, resolveram explorar relações que ninguém estava procurando. Como por exemplo, se existia alguma relação entre eles (os buracos-negros supermassivos) e os aglomerados globulares que ficam próximas às bordas das galáxias elipticas.

A figura à direta é uma representação de um buraco negro supermassivo.

Na figura ao lado está a representação da localização dos aglomerados globulares na nossa galáxia.

Para surpresa dos pesquisadores, que afirmam ter feito a analise apenas por brincadeira,  e espanto da comunidade científica, realmente parece existir uma relação. Deve-se frisar que isto significa uma relação entre dois sistemas muito distantes um do outro.

O que acontece é que as galáxias estudadas (apenas 13) demonstraram uma relação entre a massa do buraco negro supermassivo no seu centro e a quantidade de aglomerados. Mais incrivel ainda é que esta relação demonstrou, até o momento, ser muito mais correta do que qualquer outra já realizada.


Alguns físicos teóricos já começaram a bolar idéias que expliquem este fenômeno enquanto outros irão verificar se esta relação se mantém quanto considerarmos mais galáxias.

Para mais informações, leia o artigo da PhysicsWorld. Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, leia a publicação do trabalho pelo no arXiv: 1004.0137.

.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Afinal de contas.... Você NÃO está protegido.



Gavetas trancadas, cadeados de segredo, senha no computador, chave do carro, .... nossa sociedade está cheia de coisas que possibilitam proteção, que permitem que algo só possa ser aberto pela pessoa certa.
Será?

Cada vez que algo é criado para bloquear, alguém consegue criar algo que simplesmente desbloqueie.
Um dos grandes exemplos disto é o que aconteceu recentemente e foi divulgado no PhysicsWorld: conseguiram hackear um sistema protegido por criptografia quântica!
Para você ter idéia melhor sobre isto entenda que o sistema de criptografia comum não é perfeito, pois segue um padrão. Logo, descobrindo o padrão é possível "descriptografar". Isto até quando a criptografia é chamada de aleatória. O computador comum não faz nada Realmente aleatório.
Porém, quando falamos de criptografia quântica, estamos falando de algo Realmente aleatório, visto que é baseado na computação quântica, e nas chamadas flutuações quanticas (não me aprofundarei nisto por não ter estudado muito do assunto). Pensava-se que este seria um sistema perfeito para proteção. O que se revelou falso.

Por sorte, quem descobriu isto foram pesquisadores da área e antes do sistema estar difundido. Que agora utilizarão a descoberta para tornar o sistema ainda melhor.
Para ler melhor sobre o assunto acesse o artigo da PhysicsWorld (em inglês):
http://physicsworld.com/cws/article/news/42667

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vida Artificial

 
Sabia que esse dia chegaria...
Veja no Estadão
Matéria retirada do Astronomia amadora

Cientistas do Instituto J. Craig Venter anunciaram nesta quinta-feira (20) o desenvolvimento da primeira célula controlada por um genoma sintético. Agora, esperam usar o método para compreender melhor o mecanismo básico que guia todas as formas de vida e para desenvolver bactérias sob medida que, por exemplo, produzam biocombustível ou ajudem a limpar vazamentos de petróleo. O instituto entrou com pedidos de patente para salvaguardar direitos de propriedade intelectual sobre algumas das técnicas desenvolvidas.




Fotos Astronômicas da Semana



Eu não tinha a pretensão de transformar a seção Fotos Astronômicas da Semana em "especial" sobre o sol. Mas... como as duas primeiras imagens que peguei (pelo APOD) eram do Sol e Tito publicou recentemente um post sobre Imagens inéditas do Sol, pensei:: por que não?
Então, complementando a postagem de Tito, seguem as imagens desta semana.
Lembre-se, toda quinta será publicado um novo post de Fotos Astronômicas.

ISS (estação espacial internacional) em trânsito em frente ao Sol.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Imagens inéditas do Sol






Ví no R7
Sonda da NASA faz imagens inéditas do Sol

Para ampliar click na imagem.

Mais de três meses depois de ter sido colocado em órbita, o SDO (Observatório de Dinâmica Solar) da Nasa (agência espacial americana) começou a tirar algumas fotos de tirar o fôlego da estrela central de nosso sistema.

As primeiras imagens foram reveladas nesta quarta-feira (21) pela agência.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Crateras de Marte


Vi no R7
 A Nasa revelou nesta segunda-feira (10) uma foto da HiRISE, uma câmera de imagens em alta resolução da sonda de reconhecimento Marte, que cobre uma pequena parte do quadrante noroeste da Bacia de Impacto Hellas no planeta vermelho.
  Click para imagem para aumentar
A cratera tem 2.253 km de diâmetro e é um dos lugares mais profundos de Marte. Segundo especialistas da agência espacial americana, Hellas é uma das maiores crateras de impacto do Sistema Solar.

A cratera foi preenchida por um tipo de matéria que pode estar relacionada a atividade vulcânica na margem noroeste da depressão. Também pode ter relação com a presença de água e de gelo. De qualquer forma, existem evidências de que o solo marciano é rico em gelo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atrito


Hoje vamos dar uma abordagem um pouco mais matemática para o assunto
achei esse vídeo a respeito com várias explicações básicas sobre o atrito.
Um assunto muito abordado nas escolas e nos vestibulares.
Mais tade farei um post a respeito de entropia, e vou necessitar dos conhecimentos sobre este curioso assunto.

Sumiu a faixa de Júpiter




Muitas pessoas estão totalmente acostumadas com a imagem de Júpiter com suas duas fortes faixas equatoriais. Fotos recentes feitas por um astrônomo amador, porém, revelaram uma estranha surpresa: a faixa equatorial do sul simplesmente sumiu!
Não se sabe bem o que aconteceu pois o processo ocorreu exatamente no período em que não era possível observar o planeta. Ou seja, antes dele 'sair' do nosso campo de visão podíamos ver a faixa, quando ele 'voltou' a faixa simplesmente não estava mais lá.

O astrônomo amador australiano Anthony Wesley foi quem divulgou este mudança, apesar de amador já se tornou um veterano quando se trata de observações de Júpiter -tendo já aparecido na mídia quando descobriu a colisão de um cometa na atmosfera joviana em 2009. Ele afirmou que vinha percebendo que a faixa estava clareando, mas não imaginava que ela iria simplesmente desaparecer.

domingo, 23 de maio de 2010

Fotos Nanométricas do Corpo Humano


Fotos incríveis tiradas do interior do corpo humano de 1 a 5 nanômetros (nanômetro é um bileonésimo do milímetro)

Click na figura para ver no tamanho original
Células vermelhas do sangue.

















sábado, 22 de maio de 2010

Gotas d'água em camera lenta.


Aproveitando o post de meu colega Erich a respeito da origem da água na Terra,
vou postar um dos vídeos mais belos que já vi do famoso programa da TV
O programa se chama Time Warp (a Super Câmera) do Discovery Chanel
Que tem umas das mais belas imagens em câmera lenta que eu já vi a respeito das gotas de água
Muitos fenômenos que ocorre nesse vídeo são causados pela "tensão superficial da água", como ela possui moléculas extremamente polares, a uma força de atração interna natural que causa muito desses belos efeitos.
Mais informações Wikipédia

Origem da Água na Terra



Nova teoria tenta explicar surgimento da água na Terra

Confrontando diretamente as hipóteses que propõem que a água pode ter sido trazida para a Terra por asteroides, pesquisadores ingleses e norte-americanos afirmam ter encontrado indícios de que a água estava presente na Terra já no início de sua formação.
Como o ambiente nos primórdios da Terra deve ter sido inóspito demais para a formação de um composto volátil como a água, alguns cientistas propuseram que ela possa ter vindo de outro lugar - embora a ideia seja difícil de compatibilizar com a quantidade de água presente em nosso planeta.
Escala do tempo
Agora, usando pequenas variações na presença de diferentes isótopos de prata em meteoritos e nas rochas terrestres, os cientistas montaram uma escala do tempo que tenta explicar como o nosso planeta foi "montado" a partir de blocos químicos elementares, começando a 4,5 bilhões de anos atrás.
Os resultados do novo estudo indicam que a água e outros elementos voláteis fundamentais podem ter estado presente em pelo menos alguns dos blocos básicos originais presentes na Terra primordial, em vez de terem sido trazidos posteriormente a bordo de cometas e asteroides.
Os chamados "blocos básicos da vida", por exemplo, já haviam foram encontrados em meteoritos e em cometas.
Elementos voláteis
"Estes resultados têm implicações significativas para o nosso entendimento dos processos que acompanharam a acreção e a formação da proto-Terra, e dos meios pelos quais materiais altamente voláteis, como a água, foram formados," afirma Stephen Harlan, diretor da Divisão de Ciências da Terra da Fundação Nacional de Ciências. "A água pode ter estado presente desde muito cedo na história do nosso planeta".
Em comparação com o Sistema Solar como um todo, a Terra é pobre em elementos voláteis, como hidrogênio, carbono e nitrogênio, que provavelmente nunca se condensariam nos planetas formados na parte interna, mais quente, do Sistema Solar.
A Terra também é pobre em elementos moderadamente voláteis, como a prata.
"Uma questão-chave sobre a formação da Terra é quando ocorreu esse empobrecimento," diz Richard Carlson, coautor do artigo. "É aí que os isótopos de prata podem realmente ajudar."

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dentro de um motor


Em um motor de 4 tempos podemos resumir o processo em uma admissão de combustível, seguida por uma compressão, uma combustão e finalizada por uma exaustão.
No vídeo abaixo é possível ver quase todo este ciclo, inclusive com o detalhe da faísca que inicia a combustão. Pena que a parte da exaustão foi cortada do vídeo.
Ví no emsintese 

Mais informações siga o link:
wikipedia

Água no Espaço (4) Vapor d'água em um Jupteriano Quente



Antes de tudo, é bom saber que os Jupterianos Quentes são simplesmente planetas gasosos e quentes encontrados fora do nosso sistema solar, ou seja, são também exoplanetas.
Através de uma análise de observações infravermelhas do trânsito do um Jupteriano Quente, no caso estamos falando do HD 189733b (sim, Este é o nome do planeta!), foi possível identificar a presença de vapor d'água no planeta. Abaixo uma reprodução artística do que seria o trânsito do planeta.


Este planeta, descoberto em 2005, tem uma massa 15% maior do que Júpiter, sua temperatura superficial é de 1117 K. O semi-eixo maior de sua órbita é de apenas 0,031 UA.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fotos Astronômicas da Semana






//Se você clicar na foto, verá no tamanho original.

Via Láctea junto a desenhos dos antigos


terça-feira, 18 de maio de 2010

Vulcão Eyjafjallajökull na Islândia (2)


Mais fotos incriveis desse vilcão impronunciavel ...
 

Água no Espaço (3) A nova fase da água



Durante observações com o telescópico Herschel de uma região de onde há grande formação de estrelas foi possível detectar algo antes não imaginado: uma nova fase da água.

Esta nova fase, que não aparece naturalmente no nosso planeta, se caracteriza por ser uma água eletricamente carregada. Esta nova fase é formada pois a grande quantidade de luz ultravioleta nas nuvens de formação estelar tem capacidade de arrancar eletrons das moleculas de água, ionizando-as.

Esta é uma nebulosa na constelação da Raposa onde essa água ionizada foi detectada.

Telescópio Herschel encontra estrela impossível e nova fase da água

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aprenda Física Jogando Sprace Game




Totalmente em português, o Sprace Game foi criado por um grupo de físicos da  Unesp com objetivo de levar ao publico em geral conceitos sobre a física de partículas. Um dos motivos implícitos neste objetivo é a tentativa de consertar o grande problema de que o que é passado da física de partículas para as pessoas no colégio esta atrasado quase que um século, segundo Sérgio Novaes -coordenador do Sprace.
O jogo foi testado por alunos do ensino médio de São Paulo, e aprovado. (Também foi testado no meu notebook pelo meu irmão, que aprovou o jogo e desaprovou o notebook - pela falta de um mouse para jogar com mais facilidade).
O Sprace foi programado em linguagem Java e pode rodar nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. Também foi preparado para rodar com resolução menor caso o computador da pessoa seja mais antigo. Ou seja, em questão de compatibilidade ele também é ótimo.
Este jogo ficou tão interessante que já estão preparando uma versão em inglês, para que outros países possam utilizá-lo no ensino.

O download pode ser feito no endereço: http://www.sprace.org.br/SPRACE/sprace-game
Ou diretamente clicando aqui. O arquivo pesa apenas 7,20MB.

Caso queira saber mais sobre o jogo você pode ler a matéria do Inovação Tecnologica:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=videogame-ensina-fisica-quantica
Ou ir diretamente ao site:
http://www.sprace.org.br/SPRACE/home

sábado, 15 de maio de 2010

Água no Espaço (2) Asteróide com Gelo



A idéia de que cometas tem água é comum, porém, um asteróide com gelo não é algo tão comum. Ainda assim, com uso das observações espectroscópicas de um telecópio da Nasa, localizado em Mauna Kea (Havaí), duas equipes realizaram a detecção de gelo em um asteróide.
O nome deste, que é o primeiro asteróide onde foi encontrada água, é Themis 24, e está localizado no cinturão principal, entre Marte e Júpiter. Ele já havia sido catalogado desde 5 de abril de 1853 quando descoberto Annibale de Gasparis que, é claro, não sabia nada sobre a água do Themis24.
A detecção se deu pela análise espectroscopica do meteoro, que revelou traços indicadores da água. (Para quem ainda não sabe, pela espectroscopia é possível ler a 'assinatura' de cada substância e assim saber onde ela está presente.)
Suspeita-se que o gelo seja uma pequena camada revestindo todo o asteróide.
Abaixo uma concepção artística, por Gabril Perez, onde o Themis24 está junto a outros dois pequenos asteróides.


O Themis 24 é, além do primeiro a ser detectado água, um dos maiores asteróides do cinturão principal tendo um diametro de 198km e uma densidade média de 2,78 g/cm³. O semi-eixo maior de sua órbita mede 3,130 U.A. (unidades astronômicas, que, para quem ainda não sabe, é a distância Terra-Sol), aos curiosos sobre mais informações deste asteróide podem visitar os seguintes endereços:
http://en.wikipedia.org/wiki/24_Themis
http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=24

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fotos Astronômicas



A partir de agora tentarei manter uma coluna toda quinta-feira onde serão postadas Fotos Astronômicas e Científicas. Uma das principais fontes será o site APOD (Astronomy Picture of the Day) e a sua versão traduzida.
Sem mais delongas, vejamos as imagens e suas explicações.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
A Cratera Herschel em Mimas, Lua de Saturno 
Créditos e direitos autorais : Cassini Imaging TeamISSJPLESANASA
Explicação: Por que esta cratera gigante em Mimas tem uma coloração tão extravagante? Mimas, uma das menores luas redondas de Saturno, ostenta a cratera Herschel, uma das maiores crateras de impacto de todo o Sistema Solar. A nave espacial robótica Cassini, presentemente na órbita de Saturno, fez a imagem acima, da cratera Herschel, em detalhes sem precedentes, enquanto quebrava o recorde passando a 10.000 km do mundo gelado há pouco mais de um mês. Exibida em cores falsas com realce de contrastes, a imagem acima contém informações de cores de antigas imagens feitas de Mimas: juntas, mostram com maior clareza que a paisagem em Herschel tem cor ligeiramente diferente do terreno expressivamente craterado do entorno. A diferença de cores poderia render pistas da composição da superfície e da violenta história de Mimas. Um impacto em Mimas, maior que o que cavou os 130 km de Herschel, teria provavelmente destruído todo o orbe.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
O Halo do Olho do Gato
Créditos e direitos autorais : R. Corradi (Isaac Newton Group), Nordic Optical Telescope
Explicação: Nebulosa do Olho do Gato (NGC 6543) é uma das nebulosas planetárias mais bem conhecidas no céu. Suas marcantes simetrias são vistas bem na região central desta estonteante fotografia em cores falsas, processada para revelar o enorme, porém extremamente tênue halo de material gasoso com mais de três anos-luzde extensão que circunda a brilhante e familiar nebulosa planetária. Feita com dados do Nordic Optical Telescopenas Ilhas Canárias, a montagem fotográfica mostra uma extensa emissão pela nebulosa. As nebulosas planetáriasvêrm sendo apreciadas há muito tempo como a fase final na vida de uma estrela tipo sol. Porém, foi apenas recentemente que se descobriu que algumas planetárias possuem halos como este, provavelmente formado de material desprezado durante episódios de atividade no início da evolução da estrela. Enquanto se considera que a fase de nebulosa planetária durará cerca de 10.000 anos, astrônomos estimam a idade das partes filamentárias externas deste halo em 50.000 e 90.000 anos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Água no Espaço (1) Mares Lunares



O maior desejo de muitos pesquisadores é encontrar água e material orgânico espaço afora. O motivo é simples, a vida como a conhecemos é sustentada pela água. Buscá-la no universo é tanto uma maneira de tentar descobrir a origem da água que formou os oceanos terrestres quanto um modo de tentar encontrar vida extraterrestre.

Nossa obsessão por encontrar água traz algumas interessantes descobertas e também gera algumas 'falhas'.

Nesta série de artigos (um a cada três dias) mostrarei um pouco sobre isso. Para começar, falemos do que chamo de 'falhas'.

- Mares Lunares -

Não, isso não significa que existem mares cheio de água na Lua. O que acontece é que os primeiros astrônomos a observar a superfície lunar confundiram suas planícies basálticas com os mares da Terra. A principal explicação para esta confusão é a própria foto da superfície lunar (que está abaixo), note que as tais planícies basálticas são 'apenas' manchas escuras na superfície lunar. Caso você devaneie um pouco você realmente poderá perceber que confundir-se não é tão estranho assim.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fotos da Plataforma de Petróleo no Golfo do México


Fotos imprecionantes do desastre.
Vi no insoonia

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cientistas geram imagem do movimento atômico.





Físicos da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de manipular a rotação de elétrons. Os cientistas ainda conseguiram, com a ajuda de um microscópio especial, gerar a primeira imagem desse tipo de ação. As informações são do Live Science.

Imagem foi gerada a partir de movimento manipulado de elétrons ao redor de núcleos de átomos de cobalto
Foto: Saw-Wai Hla/Universidade de Ohio/Divulgação

O giro, ou spin, é um dos movimentos básicos dos elétrons e consiste basicamente no caminho que a partícula faz em torno do núcleo do átomo (que é constituído de prótons e nêutrons). Esse movimento é divido ainda em dois momentos: para baixo e para cima.

No estudo, os pesquisadores tentavam mudar o giro de elétrons de átomos de cobalto (um elemento metálico com 27 prótons e 27 nêutrons). No experimento eles utilizaram um microscópio especial com uma ponteira minúscula revestida de ferro para "ver" os átomos e gerar a primeira imagem do giro de elétron sendo manipulado.

É impossível registrar uma imagem de uma partícula tão pequena utilizando luz visível ao olho humano. O grupo de físicos utilizou, então, um processo que "sente" o movimento, mais ou menos como uma pessoa cega lê em Braille, diz Andre Kubetzka, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, que participou do experimento em Ohio. Para isso, a extremidade da ponta do microscópio tem a largura de um único átomo.

Para mudar o giro dos elétrons, os pesquisadores colocaram os átomos em uma superfície feita de manganês, que foi preparada para que os giros dos seus elétrons se movimentem em espiral. Quando os físicos colocaram os átomos de cobalto no topo dessa espiral, os elétrons se alinharam com os que estavam abaixo deles.

Nas imagens geradas a partir do microscópio, os físicos descobriram que o átomo muda de forma conforme o momento do movimento: quando o giro está para cima, o átomo aparece como uma única protrusão, mas, quando é para baixo, ele aparece com duas, dois picos de alturas iguais. Os cientistas acreditam que essa diferença nas formas é resultante do movimento dos elétrons em diferentes órbitas, ou padrões ao redor do núcleo, dependendo de seus giros.

De acordo com a reportagem, o estudo pode levar a um avanço na área de alta tecnologia, com eletrônicos cada vez menores e mais rápidos que manipulam o giro atômico. Os cientistas afirmam que, no futuro, ao invés de utilizarmos dezenas de milhares de átomos para armazenar memórias nos computadores, poderíamos utilizar um único átomo e multiplicar a capacidade do equipamento.

Contudo, os físicos dizem que essa mudança pode levar muito tempo, já que o experimento foi realizado em um espaço fechado a vácuo e temperaturas muito baixas, pois em temperaturas maiores os átomos costumam ficar mais instáveis.

Vi no terra
Related Posts with Thumbnails