domingo, 13 de junho de 2010

O Oceano Marciano



Se você ainda tinha dúvidas sobre a existência de água em Marte, agora pode considerar as dúvidas encerradas. Um estudo publicado recentemente na revista Nature Geoscience diz estar comprovado que Marte abrigou um grande oceano 3,5 bilhões de anos atrás e que tinha um ciclo de hidrogênio bem similar ao da Terra atual.

Ilustração pela EPA (Europian Pressphoto Agency)

O estudo, realizado por Gaetano Di Achille e Bryan Hynek, da Universidade do Colorado, baseou-se nos dados provenientes de todas as missões a Marte realizadas pela NASA (agência espacial norte-americana) e ESA (agência espacial européia) desde 2001. Ou seja, puderam analisar 52 deposítos de sedimentos em deltas e vales do planeta. E então chegarão a conclusões interessantes (não posso dizer que sejam conclusões surpreendentes pois não é mais novidade, hoje em dia, a idéia de que existiu água em Marte, faltava apenas uma comprovação maior).

A estimativa é que o oceano cobria 36% da superfície marciana e a água totalizava uns 124 milhões de km cúbicos.



Ilustração pela AFP

Hynek afirma que se tiver existido vida em Marte as melhores pistas estarão nos deltas ligados ao antigo oceano.

A grande questão agora, porém, é entender o que aconteceu com toda essa água. A missão MAVEN, da NASA, que iniciará operações 2013 é uma das candidatas a encontrar mais pistas para responder às perguntas que temos a fazer sobre o planeta vermelho.

O artigo original de Achille e Hynek não está disponível gratuitamente na internet, mas é possível ler o abstract (resumo). Aos interessados, segue abaixo o resumo (tradução via GoogleTradutor, somado a algumas alterações minhas para não perder muito o sentido) e o link para o artigo: Ancient ocean on Mars supported by global distribution of deltas and valleys.

Resumo

O clima de Marte jovem pode ter apoiado um complexo sistema hidrológico e, possivelmente, um oceano no hemisfério norte cobrindo até um terço da superfície do planeta. Essa noção tem sido reiteradamente proposta e desafiada nas duas últimas décadas, e continua sendo uma das maiores incertezas na investigação de Marte. Aqui, usamos o bancos de dados global dos depósitos deltaicos conhecido, redes de vales e atual topografia marciana para testar a ocorrência de um oceano no jovem Marte. A distribuição dos antigos deltas marcianos delineiam uma superfície equipotencial pelo planeta inteiro, dentro e nas margens das planícies do norte. Sugerimos que o nível reconstruída a partir da análise dos depósitos deltaicos podem representar o contato de um vasto oceano cobrindo o hemisfério norte de Marte em torno de 3,5 bilhões de anos atrás. Esta fronteira é coerente com palaeoshorelines¹ sugerido por anteriores análises geomorfológicas, termofísicas e topográficas, e com a distribuição global e idade das redes de vales antigos. Nossos resultados dão credibilidade à hipótese de que existiu um oceano em Marte jovem como parte de uma hidrosfera global e ativo.

Fontes:
Oceano cobria um terço da superfície de Marte, diz estudo(AFP)
Norte de Marte teve oceano há 3 bi de anos, diz estudo (EFE)


¹sei lá o que significa isso, se alguém souber me avisa para melhorar a tradução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails