segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bombas Nucleares : Parte 2



Explosões pelo mundo

Esta animação, feita por Isao Hashimoto, mostra todas as bombas nucleares detonadas desde a Trinity em 1945 pelos EUA até o ano de 1998.
O inicio não tem muita coisa, apenas as primeiras explosões e as coisas passando "lentamente", porém, com o passar do tempo começam a ocorrer tantas explosões que isto mais parece um jogo do que registro da história.
Quem está acostumado a ouvir falar apenas nas bombas de Hiroshima e Nagasaki se assusta, afinal... foram muitas bombas nucleares... muitas mesmo.






Os efeitos e danos

 - Blast Effects, os danos devido à explosão em si.
Falando de modo simples, podemos dizer que estes danos ocorrem devido à grande pressão gerada pela explosão, que acelera uma grande massa de ar a velocidades altíssimas.

A imagem abaixo é auto-explicativa sobre este efeito.
The effects of the blast wave on a typical wood framed house.


Efeitos de dano da Fat Man 
(de apenas 25 kilotons, imagine a Tsar... com seus 50 Megatons)



 - Thermal Effects, os danos térmicos.
Gerados devido às grandes temperaturas envolvidas, no hipocentro a temperatura pode chegar a valores similares ao do interior do sol (100.000.000 °C) . Dependem também das condições climáticas da região.
Ocorrem duas principais radiações térmicas envolvidas, que surgem como pulso. O primeiro pulso, de pouca duração, é de radiação ultravioleta. Ou segundo, que dura mais tempo, carrega 99% de toda energia térmica.
The burns are in a pattern corresponding to the dark portions of the kimono she was wearing at the time of the explosion.



 - Flash blindness, cegueira brilhante.
Isto é causado pelo imenso clarão da explosão. Talvez alguns leitores desavisados pensem que trata-se simplesmente de uma 'luz forte'. Bem, realmente é forte, mas muito mais do que alguns pensam. Para ter idéia, uma explosão de apenas 1 Megaton, à noite, poderia causar o efeito a 53milhas / 83quilometros !

 - Radiation Effects, danos por radiação
Este é um dano causado pelas radiação alfa, beta e gama. Pode levar a morte instantânea, desenvolver câncer e até modificar geneticamente de modo aos filhos dos afetados nascerem com problemas.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails