quarta-feira, 31 de março de 2010
Terra = Saturno
Viagem ao Universo Conhecido
São imagens poderosas, afinal, é todo O Universo Conhecido, um filme produzido pelo Museu Americano de História Natural em uma viagem do monte Everest e as gargantas do rio Ganges até os limites de todo o cosmo conhecido.
Viajem pelo fractal
Incrível vídeo retratando uma viajem pelo fractal.
"Fractal", que surgiu do latino fractus, que significa irregular ou quebrado, como ele próprio disse: "Eu cunhei a palavra fractal do adjectivo em latim fractus. O verbo em latim correspondente frangere significa quebrar: criar fragmentos irregulares, é contudo sabido – e como isto é apropriado para os nossos propósitos! – que, além de significar quebrado ou partido, fractus também significa irregular. Os dois significados estão preservados em fragmento".
Os fractais são formas geométricas abstractas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita. Mandelbrot, constatou ainda que todas estas formas e padrões, possuíam algumas características comuns e que havia uma curiosa e interessante relação entre estes objectos e aqueles encontrados na natureza.
A exemplo o Floco de neve é na verdade uma figura de um fractal, você pode se aproximar infinitamente por ele que nunca as “pontas” vão parar de Repetir
“A magnificação final é e.214. Quer uma perspectiva? Uma magnificação de e.12 aumentaria o tamanho de uma partícula ao tamanho da órbita da Terra! e.21 deixaria a partícula do tamanho da Via Láctea, e e.42 a faria do tamanho do Universo. Este zoom deixa todos os outros no chinelo. Se você estivesse viajando ‘de verdade’ pelo fractal, sua velocidade seria maior que a velocidade da luz”.
Mandelbrot Fractal Set Trip To e214 HD from teamfresh on Vimeo.
Também possui um vídeo mais complexo da viagem por um fractal em 3D, o que é até assutador.
mandelbulb 2 from Inigo Quilez on Vimeo.
mandelbulb 3 from Inigo Quilez on Vimeo.
Super-novas
Supernovas são emocionantes quando as analisamos a tantos anos-luz de distância. Tê-las por perto, porém, seria um tremendo terror; morte na certa. As super-novas são grandiosas explosões estelares. Existem também as novas e as hipernovas, que caracterizam -respectivamente- explosões menores e explosões maiores.
As explosões estelares parecem atuar como renovadores do universo, afinal, com a explosão, muitos elementos pesados são gerados -o que é algo bom- porém, caso existisse vida pelas redondezas... ela simplesmente seria passado. A explosão destruiria toda forma de vida, devido à grande radiação que emitiria.
O grande interesse que se tem nas supernovas provém do fato de que em alguns casos ela pode ser observada aqui mesmo, da Terra, a olho nu. De fato, isso já aconteceu algumas vezes. No ano de 185, por exemplo, astronomos chineses registraram uma 'estrela' de grande brilho que aparecerá repentinamente no céu e que, oito meses depois, sumiu. [1]
terça-feira, 30 de março de 2010
Futuro do Brasil (geografia)
A série Future Maps foi criada por Gordon Michael Scallion, integrante do Matrix Institute, com objetivo de propor uma representação visual de mudanças que poderão ocorrer em nosso planeta. Gordon ressalta que os mapas não podem ser considerados como representações absolutas da verdade, alguns detalhes poderão diferir desde poucas milhas a centenas de milhas, tudo a depender das variaveis envolvidas.[1]
Para ver todos mapas do projeto "future maps" vá à página de Christina Breault.
Bolha de Sabão
Bolhas de Sabão são com certeza parte curiosa e bela da natureza, simples e até um pouco enigmática.