sábado, 3 de abril de 2010

Rios Voadores


Rios voadores são grandes massas de vapor de água transportadas pelas correntes de ar que dão origem a grande parte das chuvas que rolam pelo mundo. O principal rio voador do Brasil nasce no Oceano atlântico, bomba de volume ao incorporar a evaporação da floresta Amazônica, bate nos Andes e escapa rumo ao sul do país. O rumo desses rios e importantíssimo para as chuvas do Brasil.



Caminho: 
1.A água do oceano evapora perto da linha do equador e segue para a floresta amazônica, lá, 80% dele passa a menos de 3 km de altura.

2.A vazão desse aguaceiro aéreo é da ordem de 200 milhões de litros por segundo (similar à do rio Amazonas), fazendo com que a Amazônia  seja muito úmida.




3.O interessante é que ao passar sobre a floresta, o rio dobra de tamanho, devido a liberação de vapor com a transpiração das arvores e evaporação dos afluentes.

4.Quando a massa vai para o oeste, encontra os Andes com barreiras de 4.000 metros de altura,que funcionam como represas.


5.Boa parte do vapor fica nos Andes,sob a forma de neve, que quando derrete dá origem a córregos e mais tarde grandes rios como o amazonas

6.Boa parte fica nos Andes porem 40% dessa cachoeira celeste vai para o sul e passa pelas cidades de  Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, terminando a viagem no norte do Paraná, cerca de seis dias depois

7. enquanto seguem seu caminho rumo ao mar os rios são absorvidos pela floresta. Que transpiram e criam vapor de água fechando o ciclo.


Curiosidades:
Algumas correntezas chegam a ter a quantidade de água equivalente a 4 trilhões de caixas d`água de 1000 litros

Em 2008, um rio voador que chegou à cidade de São Paulo transportava 3,2 milhões de litros (mais do que uma piscina olímpica) de água por segundo.




Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/sao-rios-voadores-538206.shtml
Escrito por:

Pedro Henrique Emmel Ribeiro
pedro_emmel1@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails