Acredite nelas, enquanto tiveram cara de sapo é claro (e se estiverem falando de terremotos).
Por que isso?
Um estudo recente, publicado no Journal of Zoology, acaba de demonstrar que os sapos conseguem saber de terremotos com antencedência. O que lhes dá tempo suficiente para ir para algum lugar mais seguro. Interessante que a descoberta se deu por acaso.
Rachel Grant, uma biologa da Open University (Inglaterra), observava algumas colônias de sapos próximas a Áquila, uma cidade italiana, quando notou um comportamento estranho nos sapos. Eles repentinamente começaram a sair dali, em plena época de procriação. Este tipo de atitude não é comum e não parecia ter nenhuma explicação, principalmente por que não apenas alguns sapos foram sumindo, mas todos eles sairam da área. Dias depois ocorreu um terrremoto de magnitude 6,3. O lago de San Ruffino, onde estavam os sapos antes, estava a um pouco mais de 70 quilômetros do epicentro.
É possível que esta capacidade de prever terremotos se dê por causa de uma estranha capacidade de detectar pistas pre-sismicas. Uma boa vantagem evolutiva.
Mas, não fiquemos aqui achando que só os sapos tem tecnologia melhor que nós para detectar tremores. Um conhecido predador deles também apresenta esta capacidade: as cobras.
No ano de 2006 foi noticiado que cientistas chineses estavam estudando a utilização de cobras para prever terremotos. Eles afirmavam que as cobras são os animais mais sensiveis a abalos sismicos, podendo prevê-los com antecedencia de 5 dias e estando a 120 quilômetros do epicentro. Para ter idéia de como as cobras noticiam os tremores, veja o que um dos tecnicos afirmou:
"Quando um terremoto está em vias de ocorrer, as cobras saem de seus ninhos, mesmo no frio do inverno. Se o terremoto for forte, as cobras chegam a se jogar contra paredes ao tentarem escapar."
A notícia na BBC:
- Sapos e Terremotos
- Cobras e Terremotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário