sexta-feira, 28 de maio de 2010

Afinal de contas.... Você NÃO está protegido.



Gavetas trancadas, cadeados de segredo, senha no computador, chave do carro, .... nossa sociedade está cheia de coisas que possibilitam proteção, que permitem que algo só possa ser aberto pela pessoa certa.
Será?

Cada vez que algo é criado para bloquear, alguém consegue criar algo que simplesmente desbloqueie.
Um dos grandes exemplos disto é o que aconteceu recentemente e foi divulgado no PhysicsWorld: conseguiram hackear um sistema protegido por criptografia quântica!
Para você ter idéia melhor sobre isto entenda que o sistema de criptografia comum não é perfeito, pois segue um padrão. Logo, descobrindo o padrão é possível "descriptografar". Isto até quando a criptografia é chamada de aleatória. O computador comum não faz nada Realmente aleatório.
Porém, quando falamos de criptografia quântica, estamos falando de algo Realmente aleatório, visto que é baseado na computação quântica, e nas chamadas flutuações quanticas (não me aprofundarei nisto por não ter estudado muito do assunto). Pensava-se que este seria um sistema perfeito para proteção. O que se revelou falso.

Por sorte, quem descobriu isto foram pesquisadores da área e antes do sistema estar difundido. Que agora utilizarão a descoberta para tornar o sistema ainda melhor.
Para ler melhor sobre o assunto acesse o artigo da PhysicsWorld (em inglês):
http://physicsworld.com/cws/article/news/42667

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails