Não se sabe bem o que aconteceu pois o processo ocorreu exatamente no período em que não era possível observar o planeta. Ou seja, antes dele 'sair' do nosso campo de visão podíamos ver a faixa, quando ele 'voltou' a faixa simplesmente não estava mais lá.
O astrônomo amador australiano Anthony Wesley foi quem divulgou este mudança, apesar de amador já se tornou um veterano quando se trata de observações de Júpiter -tendo já aparecido na mídia quando descobriu a colisão de um cometa na atmosfera joviana em 2009. Ele afirmou que vinha percebendo que a faixa estava clareando, mas não imaginava que ela iria simplesmente desaparecer.
Gleen Orton, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), diz que o motivo da 'faixa sumida' seria na verdade algum tipo de obscurecimento causado por nuvens cirrus de amônia (sim, em Júpiter os cristais são de amônia e Não de água).
Outro especialista, John Rogers, que é diretor da Associação Astronômica Britânica, afirma que este estranho evento não é único, tendo já ocorrido diversas vezes. Foi observado em 1973-75, 1989-90, 1993, 2007 e agora em 2010. Apesar disto, não existe uma explicação certa para isto.
Para mais informações:
Reportagem do Apolo11.com (este post foi baseado neste link)
http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20100524-090814.inc
Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera_de_Júpiter#Bandas_espec.C3.ADficas
realmente fiquei com medo...
ResponderExcluircomo pode desaparecer algo realmente tão grande??
caiu no enem ¬¬
ResponderExcluircoisa estranha
ResponderExcluir