sábado, 29 de maio de 2010

Como detectamos os buracos negros?


Aproveitando o assunto de buraco negro que estar sendo tão discutido no blog...
Não seria bom nos descobrirmos como detectarmos um buraco negro?
Afinal todos já devem ter ouvido falar que a gravidade de um buraco negro é tão absurda que suga a luz.
Agora fica a pergunta.
Como podemos acha-lo?

(Fisicamente falando, a velocidade da luz é menor do que a necessária para ela escapar da órbita no do buraco negro [Lembrando que a luz hoje em dia é dita com o comportamento DUAL, ou seja, onda e matéria, se comporta como os dois... mas vamos deixar isso para outro post]).


   




Ví no ciencia.hsw.uol.com.br 

Como detectamos os buracos negros?

Embora não possamos ver os buracos negros, podemos detectar ou adivinhar a presença de um, medindo seus efeitos sobre os objetos ao seu redor. Alguns destes efeitos são:
  • estimativas da massa dos objetos orbitando um buraco negro ou indo em espiral para dentro do núcleo
  • efeitos de lente gravitacional
  • radiação emitida
MassaMuitos buracos negros têm objetos em torno deles e, observando o comportamento destes objetos, podemos detectar a presença de um buraco negro. Usamos as medidas do movimento dos objetos ao redor de um suposto buraco negro para calcular sua massa. O que se procura é uma estrela ou disco de gás que se comporte como se estivesse próximo de uma grande massa. Por exemplo, se uma estrela ou disco de gás visível tem um movimento "vibrante" ou rotatório sem uma razão visível e isso tem um efeito que parece ser causado por um objeto com uma massa maior do que três massas solares (grande demais para ser uma estrela de nêutrons), é possível que um buraco negro esteja causando o movimento. Avalia-se então a massa do buraco negro observando-se o efeito que ele exerce no objeto visível.
No centro da galáxia NGC 4261, por exemplo, há um disco marrom giratório, em forma de espiral. O disco tem o tamanho aproximado do nosso sistema solar, mas pesa 1,2 bilhões de vezes mais do que o sol. Uma massa tão imensa para um disco, poderia indicar que há um buraco negro no seu interior.
Imagem cedida pela NASA/Space Telescope Science Institute
Crédito: L. Ferrarese (Johns Hopkins University) e NASA
Imagem do telescópio espacial Hubble do centro da galáxia NGC 4261


 Lente gravitacionalA teoria geral da relatividade de Einstein previu que a gravidade poderia curvar o espaço. Isso foi confirmado mais tarde durante um eclipse solar, quando a posição de uma estrela foi medida antes, durante e depois do eclipse. A posição da estrela mudou porque a luz proveniente dela foi curvada pela gravidade do sol. Portanto, um objeto com imensa gravidade como uma galáxia ou um buraco negro entre a Terra e um objeto distante, poderia curvar a luz proveniente do objeto distante para dentro de um foco, semelhante ao que faz uma lente. Esse efeito pode ser visto na imagem abaixo.
 Imagem cedida pela NASA/Space Telescope Science Institute
Crédito: NASA e Dave Bennett (University of Notre Dame)
Essas imagens mostram o brilho da galáxia MACHO-96-BL5, proveniente de telescópios instalados na terra (esquerda) e do telescópio espacial Hubble (direita)

Na imagem acima, o aumento do brilho da galáxia MACHO-96-BL5 aconteceu quando uma lente gravitacional passou entre ela e a Terra. Quando o telescópio espacial Hubble olhou para o objeto, viu duas imagens do objeto próximas entre si, o que indicou um efeito de lente gravitacional. O objeto que havia entre eles não foi visto. Portanto, concluiu-se que era um buraco negro passando entre a Terra e o objeto. 

Radiação emitidaQuando a matéria cai dentro de um buraco negro proveniente de uma estrela que o acompanha, ela se aquece em milhões de kelvins e é acelerada. A matéria superaquecida emite raios X, que podem ser detectados por telescópios orbitais de raios X, como o Chandra X-ray Observatory (em inglês). 
   Imagem cedida por CXC/S.Lee
Representação gráfica de um buraco negro em um sistema binário, mostrando o disco de acreção em torno do buraco negro e a emissão de raios X

A estrela Cygnus X-1 é uma fonte potente de raios X, considerada uma boa candidata para buraco negro. Como na figura acima, os ventos estelares da estrela acompanhante HDE 226868, sopram matéria no disco de acreção ao redor do buraco negro. À medida que esse material cai dentro do buraco negro, emite raios-x, como observado nesta imagem:  
 Imagem cedida pela NASA/CXC
Imagem de raios X da Cygnus X-1, obtida pelo Chandra X-ray Observatory
Além dos raios X, os buracos negros podem também ejetar matéria em alta velocidade para formar jatos. Muitas galáxias têm sido observadas com tais jatos. Atualmente, acredita-se que essas galáxias contêm buracos negros supermassivos (bilhões de massas solares) em seus núcleos, que produzem jatos e também fortes emissões de rádio. Um exemplo é a galáxia M87 mostrada abaixo.
 Imagem cedida pela NASA
Diagrama esquemático de um núcleo galáctico ativo com um buraco negro supermassivo em seu centro
 Imagem cedida pela NASA/Space Telescope Science Institute
Crédito: NRAO, NSF, Associate Universities, Inc., NASA, e John Biretta (STScI/Johns Hopkins University)
As imagens à esquerda e abaixo são de um radiotelescópio terrestre mostrando o coração da galáxia M87. À direita, uma imagem visível proveniente do telescópio espacial Hubble. Observe o jato de matéria saindo da M87.

É importante lembrar que os buracos negros não são aspiradores de pó cósmicos, eles não consomem tudo. Embora não possamos vê-los, há evidências indiretas de que eles existem. Eles têm sido associados com viagens no tempo e buracos de minhoca (worm holes) e continuam sendo objetos fascinantes do universo.


Essa matéria foi retirada desse site:
Para maiores informações visite o site acima e veja mais coisas interessantes sobre aspiradores de pó os buracos negros.

Um comentário:

  1. eu acredito em buracos negros eles podem sim existir porque não iria? a Ciências elas estuda os fatos que acontecem e não mitos ela apenas comprova e claro que eles n iriam chegar perto eles não são burro eles sabem que eles iriam morrer se fizesse isso por isso que existe a famosa tecnologia por não eles estudar mais com satélites e tudo mais comecem a estudar mais astronomia e ciência.... dai vocês vão ver que tudo isso existe sim e assiste também jornal ah e parabéns aos cientistas, astrônomos....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails