quarta-feira, 26 de maio de 2010

Imagens inéditas do Sol






Ví no R7
Sonda da NASA faz imagens inéditas do Sol

Para ampliar click na imagem.

Mais de três meses depois de ter sido colocado em órbita, o SDO (Observatório de Dinâmica Solar) da Nasa (agência espacial americana) começou a tirar algumas fotos de tirar o fôlego da estrela central de nosso sistema.

As primeiras imagens foram reveladas nesta quarta-feira (21) pela agência.



Os engenheiros responsáveis pela missão ficaram entusiasmados: as imagens capturaram sequências de grandes distúrbios na superfície solar e fortes explosões que ocorrem em uma bola gigantesca de gases cósmicos, como o Sol.

O observatório espacial foi lançado em fevereiro deste ano para ajudar os pesquisadores a entender melhor como os processos que ocorrem no Sol afetam a vida na Terra.

A Nasa e seus parceiros internacionais esperam que o SDO forneça dados importantes que ajudem a prever os fenômenos solares de forma mais precisa do que a permitida pelos meios atuais.
O observatório espacial tira fotos do Sol com uma resolução dez vezes maior do que a de uma câmera de alta definição e possui quatro telescópios.
O SDO também conta com instrumentos para medir a força magnética na superfície e a energia ultravioleta liberada pela estrela central de nosso sistema.
Veja abaixo o vídeo com imagens fantásticas das explosões solares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails