sábado, 15 de maio de 2010

Água no Espaço (2) Asteróide com Gelo



A idéia de que cometas tem água é comum, porém, um asteróide com gelo não é algo tão comum. Ainda assim, com uso das observações espectroscópicas de um telecópio da Nasa, localizado em Mauna Kea (Havaí), duas equipes realizaram a detecção de gelo em um asteróide.
O nome deste, que é o primeiro asteróide onde foi encontrada água, é Themis 24, e está localizado no cinturão principal, entre Marte e Júpiter. Ele já havia sido catalogado desde 5 de abril de 1853 quando descoberto Annibale de Gasparis que, é claro, não sabia nada sobre a água do Themis24.
A detecção se deu pela análise espectroscopica do meteoro, que revelou traços indicadores da água. (Para quem ainda não sabe, pela espectroscopia é possível ler a 'assinatura' de cada substância e assim saber onde ela está presente.)
Suspeita-se que o gelo seja uma pequena camada revestindo todo o asteróide.
Abaixo uma concepção artística, por Gabril Perez, onde o Themis24 está junto a outros dois pequenos asteróides.


O Themis 24 é, além do primeiro a ser detectado água, um dos maiores asteróides do cinturão principal tendo um diametro de 198km e uma densidade média de 2,78 g/cm³. O semi-eixo maior de sua órbita mede 3,130 U.A. (unidades astronômicas, que, para quem ainda não sabe, é a distância Terra-Sol), aos curiosos sobre mais informações deste asteróide podem visitar os seguintes endereços:
http://en.wikipedia.org/wiki/24_Themis
http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails