sábado, 29 de maio de 2010

Buracos Negros Supermassivos supreendem mais uma vez



Que existem buracos negros supermassivos no centro de diversas galáxias elipticas (inclusive a nossa) já é algo aceito como fato na literatura física. Muitos pesquisadores vem buscando analisar os efeitos gerados por estes buracos negros na sua vizinhança. Andreas Burkert (da Universidade de Munique) e Scott Tremaine (do Instituto de Estudos Avançados em Princeton), porém, resolveram explorar relações que ninguém estava procurando. Como por exemplo, se existia alguma relação entre eles (os buracos-negros supermassivos) e os aglomerados globulares que ficam próximas às bordas das galáxias elipticas.

A figura à direta é uma representação de um buraco negro supermassivo.

Na figura ao lado está a representação da localização dos aglomerados globulares na nossa galáxia.

Para surpresa dos pesquisadores, que afirmam ter feito a analise apenas por brincadeira,  e espanto da comunidade científica, realmente parece existir uma relação. Deve-se frisar que isto significa uma relação entre dois sistemas muito distantes um do outro.

O que acontece é que as galáxias estudadas (apenas 13) demonstraram uma relação entre a massa do buraco negro supermassivo no seu centro e a quantidade de aglomerados. Mais incrivel ainda é que esta relação demonstrou, até o momento, ser muito mais correta do que qualquer outra já realizada.


Alguns físicos teóricos já começaram a bolar idéias que expliquem este fenômeno enquanto outros irão verificar se esta relação se mantém quanto considerarmos mais galáxias.

Para mais informações, leia o artigo da PhysicsWorld. Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, leia a publicação do trabalho pelo no arXiv: 1004.0137.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails