quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fotos Astronômicas



A partir de agora tentarei manter uma coluna toda quinta-feira onde serão postadas Fotos Astronômicas e Científicas. Uma das principais fontes será o site APOD (Astronomy Picture of the Day) e a sua versão traduzida.
Sem mais delongas, vejamos as imagens e suas explicações.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
A Cratera Herschel em Mimas, Lua de Saturno 
Créditos e direitos autorais : Cassini Imaging TeamISSJPLESANASA
Explicação: Por que esta cratera gigante em Mimas tem uma coloração tão extravagante? Mimas, uma das menores luas redondas de Saturno, ostenta a cratera Herschel, uma das maiores crateras de impacto de todo o Sistema Solar. A nave espacial robótica Cassini, presentemente na órbita de Saturno, fez a imagem acima, da cratera Herschel, em detalhes sem precedentes, enquanto quebrava o recorde passando a 10.000 km do mundo gelado há pouco mais de um mês. Exibida em cores falsas com realce de contrastes, a imagem acima contém informações de cores de antigas imagens feitas de Mimas: juntas, mostram com maior clareza que a paisagem em Herschel tem cor ligeiramente diferente do terreno expressivamente craterado do entorno. A diferença de cores poderia render pistas da composição da superfície e da violenta história de Mimas. Um impacto em Mimas, maior que o que cavou os 130 km de Herschel, teria provavelmente destruído todo o orbe.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
O Halo do Olho do Gato
Créditos e direitos autorais : R. Corradi (Isaac Newton Group), Nordic Optical Telescope
Explicação: Nebulosa do Olho do Gato (NGC 6543) é uma das nebulosas planetárias mais bem conhecidas no céu. Suas marcantes simetrias são vistas bem na região central desta estonteante fotografia em cores falsas, processada para revelar o enorme, porém extremamente tênue halo de material gasoso com mais de três anos-luzde extensão que circunda a brilhante e familiar nebulosa planetária. Feita com dados do Nordic Optical Telescopenas Ilhas Canárias, a montagem fotográfica mostra uma extensa emissão pela nebulosa. As nebulosas planetáriasvêrm sendo apreciadas há muito tempo como a fase final na vida de uma estrela tipo sol. Porém, foi apenas recentemente que se descobriu que algumas planetárias possuem halos como este, provavelmente formado de material desprezado durante episódios de atividade no início da evolução da estrela. Enquanto se considera que a fase de nebulosa planetária durará cerca de 10.000 anos, astrônomos estimam a idade das partes filamentárias externas deste halo em 50.000 e 90.000 anos.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
As Antenas
Créditos e direitos autorais : Star Shadows Remote Observatory and PROMPT/CTIO
(Jack Harvey, Steve Mazlin, Rick Gilbert e Daniel Verschatse)
Explicação: A cerca de 60 milhões de anos-luz na constelação austral Corvus, o Corvo, duas grandes galáxias colidiram. Mas as estrelas nas duas galáxias, catalogadas como NGC 4038 e NGC 4039, não colidem durante o tedioso e longo evento de aproximadamente um bilhão de anos. Mas suas grandes nuvens de gás molecular e poeira o fazem, precipitando furiosos episódios de formação estelar perto do centro dos destroços cósmicos. Estendendo-se por cerca de 500 mil anos-luz, esta formidável vista também revela novos aglomerados de estrelas e matéria arremessada para longe da cena do acidente pela força de marés gravitacionais.Naturalmente que a aparência em arco dessas estruturas dispersas dá ao par de galáxias seu nome popular - As Antenas.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
As Corujas do Norte e do Sul
Créditos e direitos autorais : Don Goldman
Explicação: Registradas em coloridos retratos telescópicos, duas corujas cósmicas olham fixamente para o planeta Terra nesta intrigante comparação entre nebulosas planetárias. À esquerda está M97 na constelação Ursa Maior, também conhecida no hemisfério norte como Nebulosa da Coruja. À direita está sua contrapartida visual, aNebulosa da Coruja do sul na constelação Hidra, catalogada como PLN 283+25.1. Ambas as nebulosas são incrivelmente simétricas, redondas e semelhantes em tamanho, cerca de 2 anos-luz de um lado a outro, ou cerca de 2.000 vezes o diâmetro da órbita de Netuno. As nebulosas planetárias são produzidas durante uma das fases finais na vida de uma estrela tipo sol, um exemplo do destino que aguarda o Sol quando o mesmo esgotar seu combustível nuclear daqui a 5 bilhões de anos. Ambas as imagens foram feitas com filtros de banda estreita e diferentes mapeamentos de cor. A imagem da Coruja do sul também contém dados em banda larga, o que destaca o campo de estrelas à volta dela.

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Galáxia Espiral NGC 3190 Quase em Perfil 
Créditos e direitos autorais : Dados - Hubble Legacy ArchiveESANASAProcessamento - Robert Gendler
Explicação: Algumas galáxias são vistas quase de perfil. NGC 3190, uma dessas galáxias, é o maior membro doGrupo Hickson 44, um dos grupos de galáxias mais próximos do nosso próprio Grupo Local de galáxias.Mostrados acimacaminhos de poeira finamente constituídos circundam o brilhante e incandescente centro desta pitoresca espiralInterações gravitacionais em maré com outros membros deste grupo provavelmente causaram a aparência assimétrica dos braços em espiral da NGC 3190 à volta do centro, enquanto o disco galático também parece retorcido. NGC 3190 estende-se por aproximadamente 75.000 anos-luz  de comprimento e é visivel com um pequeno telescópio em direção à constelação de Leão (Leo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails